quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

3º dia - Relatos do Caminho da Fé - 28/01/2013

Saída da Fazenda São José - SP

Como neste dia nosso percurso seria menor, decidimos sair um  pouco mais tarde. Exatamente as 10h00 deixamos a fazenda São José com destino à Casa Branca - SP. Não estava chovendo, porém havia chovido bem a noite e o terreno estava bem molhado. Logo nos primeiros 2 km encaramos uma boa subida. Realmente não foi possível subir pedalando, pois a quantidade de barro que agarrava no pneu nos impedia de fazer o primeiro spinning do dia..rs. O pneu estava tão grosso de barro que parecia mais um pneu de moto. Para piorar a situação, no final da subida havia um seta indicando para passarmos por uma porteira de ferro que tinha quase 2 metros de altura e estava fechada com uma corrente, cadeado e arame. Achei meio estranho. Depois de quase 20 minutos tentando desatar o arame, que era bem grosso, descobrimos que não adiantaria. Decidimos então mudar o trajeto e seguimos por uma estrada à esquerda da porteira. 500 mts após esta porteira, encontramos uma casa e pedimos informação sobre o caminho da fé. Uma menina nos informou que poderíamos continuar por uma subida que passava em frente a casa. No final desta subida não encontramos nenhuma seta indicando o caminho, como era de costume, e havia um bifurcação com 3 caminhos a seguir. O Marcelo, apesar de já ter feito o caminho da fé em 2011 também havia se perdido neste mesmo local e não lembrava o caminho que havia seguido. Pela lógica, pegamos o caminho a direita e com um pequena subida, para variar. Nada da seta amarela. Paramos e olhamos o mapa. Pedalamos cerca de 800 mts até à entrada de uma mata. Mantivemos nossa escolha e ao sair da mata nos deparamos com a seta amarela do caminho. Que alívio!! Descobrimos que o guia estava desatualizado neste trecho. Ficamos contentes, pois apesar de termos errado uns 500 mts, acabamos saindo no local correto. Depois disto pedalamos um bom trecho com a boa e velha areia "movediça". Este foi o trecho mais difícil na parte da manhã. Acabamos chegando no nosso primeiro destino do dia, Tambaú-SP, depois de 2h47 de pedal, ou seja, gastamos todo este tempo para percorrer 21 km.Tudo bem! Já estava me acostumando com isto. Chegando em Tambaú-SP, fomos direto ao posto de saúde, pois o Marcelo ainda tinha que fazer uma inalação com berotec. Neste ínterim, já se passava da 14h00. Tivemos que esperar mais um pouco após a inalação, pois o Marcelo não se sentiu muito bem. Depois disto, fomos para o santuário, onde deveríamos pegar mais um carimbo na credencial. Na sequência, aproveitamos para passar em uma bicicletaria, pois precisávamos de fazer ajustes nas bikes (troca do cateye e regulagem no câmbio de passar as marchas). Feito os devidos ajustes, saímos de Tambaú-SP as 17h00 com destino à Casa Branca-SP, a 28 Km de distância. Foi o melhor trecho, sem muitas dificuldades. Chegamos em Casa Branca-SP as 18h55. Seguimos as setas amarelas e fomos parar na igreja de Nª Sª do Desterro, pois iríamos dormir no alojamento que faz parte de um antigo seminário e que ficava ao lado da igreja. Lugar agradável. Fomos recebidos pelo seu José. Guardamos as bikes dentro do quarto mesmo, pois era imenso e normalmente os peregrinos tem a liberação para fazer isto. Tomei meu banho e fomos jantar. Conversamos um pouco com o seu José durante o jantar. Ele nos deu a notícia que o trecho de Vargem Grande do Sul, o qual deveríamos seguir amanhã, devido a quantidade de chuvas, não possibilitava passar a pé, imagine com as bikes. Desta forma, fomos dormir já sabendo que os 30 Km que seriam feitos por terra até Vargem Grande do Sul seria feito pelo asfalto. As 22h00 fui dormir, pois o trecho do próximo dia seria o mais difícil, até então.