terça-feira, 29 de janeiro de 2013

1º Dia- Relatos do Caminho da Fé - 26/01/2013

Pórtico Oficial: Caminho da Fé - Cravinhos-SP

Origem: Cravinhos-SP
Destinho: Fazenda São José - SP (Município de Tambaú)

Saímos de Cravinhos as 11h00. Atrasamos um pouco porque entramos na cidade para sair do portal oficial do caminho da fé que ficava próximo ao centro da cidade. Colocamos os alforjes nas bikes e seguimos por dentro da cidade até sairmos na trilha de terra. Já percebi que o dia não seria fácil, pois havia chovido e trilha estava com um pouco de barro. Além disto ainda tinha que acostumar a pedalar com o peso dos alforjes. E foi deste jeito praticamente o dia todo.. Apesar de não pegarmos chuva, por todos os locais em que passamos estava molhado. Nossa primeira parada para descanso seria São Simão - SP. Depois de 2h47 percorremos o trecho de aprox. 28KM até São Simão. Uns 3 Km antes de chegar, eu levei um tombo besta, com a bicicleta praticamente parada. Acabei machucando o joelho direito e inchou muito. Pensei que não iria conseguir continuar pedalando. Para piorar a situação, o Marcelo começou a sentir mal-estar e uma intensa dor de cabeça. Aproveitamos para descansar em São Simão. Como havíamos levado o kit primeiro-socorros, nos medicamos e descansamos por mais de 1h embaixo de uma boa sombra. Decidimos continuar o trecho até Santa Rosa do Viterbo - SP, que seriam mais 32 KM. Aprox. 17 Km depois de São Simão - SP e no meio da trilha nos deparamos com um local sem sinalização, pois todo o caminho da fé é sinhalizado com setas amarelas. Acabamos nos perdendo e andamos, ida e volta, 4 Km a mais, além da meia-hora perdida. (Vocês não tem noção o quanto estes 4km fizeram diferença no final do dia). Isto já era 16h. Enfim, as 16h30 encontramos uma indicação do trajeto. Que alívio, pois ainda tínhamos que percorrer mais 34km até a Faz. São José. Esta indicação nos leveou até uma subida de 2km. Outro detalhe, pedalar na subida com um alforje não é nada fácil, além do pouco de barro grudando nas rodas...rs. Depois da subida vem um descida. UFA!!!Nossa água estava quase no final e paramos em um casa á beira do caminho para pedir água. Um senhor muito atencioso nos serviu água geladíssima. Enchemos nossas garrafas e 6km adiante chegamos em Santa Rosa do Viterbo - SP. Paramos em uma mercearia. Eu estava com muita fome , pois decidimos não almoçar na parada em São Simão - SP. Eu com aquela esperança de encontrar um pão com manteiga e um café com leite. Que nada!!!Acabei tomando uma sprite e comi uns biscoitos de polvilho patrocinado pelo Marcelo. Neste ínterim, já eram 18h00 e tínhamos mais 19 km até nosso destino. Seguimos as setas e saímos da cidade pela trilha de estrada de terra. E eu que pensei que o pior já havia passada!Hum!!! Passados 7km saímos de um vilarejo chamado Nhurumirim. Que beleza!!! A maior parte do nosso trajeto foi com estrada de areia molhada. Eu não tinha noção o que era pedalar com uma bike e alforje num piso deste jeito. Foram quase 6 km de terror!!Hua Hua!!!Acho que foi o maior teste psicológico que já passei na minha vida. O pneu traseiro, por causa do alforje, afundava na areia de uma forma que tínhamos que fazer 3 vezes mais força que o normal para sair do lugar. Gastamos 2 horas para percorrer um trecho de 19km. Lama, trecho de areia "movediça", subida, lama novamente, a boa e velha areia movediça..e assim foi até 1 km antes de chegarmos na fazenda. Ah, no km 14 o alívio. Uma descida de 2km. Que nada. Depois de pedalar mais de 70 km o corpo já estava esgotado e a descida era a senhora descida. Cheguei no final da descida com fortes dores nos ombros e mãos. Ombros pela tensão e mão de segurar o freio quase que no máximo. Mas não acabou.....terminamos a descida já era quase 20h00. Os próximos 3 Km pedalamos na penumbra total, sem visibilidade. Finalmente as 20h45 chegamos na fazenda e fomos recepcionados pela Dona Maria José (proprietária) e Dona Maria (cozinheira). Tomei aquele banho maravilhoso. A Dona Maria fez uma comida da fazenda e eu morrendo de fome. Já estava azul....rs. Surpresa....Não consegui dar nem 10 garfadas e me veio aquela terrível embrulho no estômago. Devido as stress físico do dia, mal pude me alimentar...fazer o que!! As 22h00 fui dormir sem conseguir matar minha fome.

Distância total percorrida: 83km
Tempo gasto no trajeto: - 9h45 -(11h00 as 20h45)